, , , ,

A Mesa Ideal.

Escolher a mesa ideal para a sua casa nem sempre será uma tarefa fácil.


Apesar da maioria pensar que é só escolher uma mesa com um design legal e com preço acessível, não é bem assim... Devemos levar em consideração na hora da compra, algumas informações essenciais, até porque é bom pensar que você vai adquirir um objeto que vai durar bastante. Além do que ela é o centro das atenções na sala. É onde você vai compartilhar ótimos momentos e deliciosas refeições com pessoas importantes da sua vida. Por ser um móvel grande, geralmente leva muito da personalidade do morador e pode ser de madeira, aço, ferro, vidro ou qualquer outro material. Então na hora da escolha é bom analisar todos as possibilidades, formatos e materiais para não se arrepender da compra.



O primeiro passo antes da escolha é medir o local em que a mesa será colocada, esse é um ponto fundamental a se considerar na hora de comprar a mesa de jantar. Com esta medida é possível escolher o modelo (quadrada, retangular, oval ou redonda) e o tamanho correto para sua mesa de jantar. Além disso, é importante considerar o espaço para as cadeiras, conforme a imagem abaixo.




Se tiver uma parede ou algum móvel atrás, o ideal é que essa distância seja de 90cm entre a mesa e a parede para haver uma boa circulação quando alguma pessoa estiver sentada. Quando não precisar de circulação, de recomenda-se de 70 a 90 cm.

Não basta dividir o tamanho da mesa com os das cadeiras para obter o número de cadeiras que irá comprar. Mas é necessário considerar as pessoas sentadas à mesa e a circulação de pessoas nesse espaço. Seguem algumas medidas mais utilizadas.

sala-de-jantar-decoracao-moderna

O Formato a ser escolhido vai de cada um. A mesa redonda transmite um pouco mais de ousadia e contemporaneidade, enquanto a quadrada imprime mais sobriedade e elegância. As mesas redondas e ovais são bacanas porque privilegiam o espaço, dando mais circulação nas suas laterais. As quadradas e retangulares são mais indicadas para famílias maiores.

Podemos classificar as mesas em 4 formatos geométricos, confira o que mais tem a ver com você, com seu estilo, sua casa, etc…


Mesa redonda


Se a casa é pequena ou o local das refeições é a copa/cozinha, o modelo mais indicado é a mesa redonda. Elas são simples, funcionais e fáceis de combinar com a decoração!

Ela é muito utilizada em casas de solteiros ou de quem mora sozinho, famílias pequenas e cozinhas. Além de economizarem espaço, facilitam a movimentação pelo ambiente, dão a sensação de proximidade maior, e podem acomodar um maior número de pessoas quando necessário.









 Mesa oval 

É uma boa opção para quem tem espaço mas tem um ambiente que tem muita circulação nas laterais. Assim evita-se que se esbarre nas quinas de uma mesa retangular por exemplo. Além de serem um charme! 

formato de mesas ovais não são tão consumidas como são as quadradas, retangulares e até mesmo as redondas, talvez pelo fato de exigir um espaço considerável, pois seu formato é bem peculiar, sua extensão alongada e com as pontas curvas, sua forma é um misto da mesa retangular com a redonda, assim como mesa a redonda dá para adicionar mais um lugar, ou seja, sempre cabe mais um. Ficam ótimas como destaque da decoração em salas de jantar, varandas gourmet na cozinha se a mesma tiver um espaço suficiente, curiosamente esse estilo de mesa é muito utilizada em salas de reuniões de escritório corporativos, compondo uma decoração mais contemporânea moderna. Há modelos com extensão menores, mas eu particularmente gosto dos modelos mais alongados, pois, passa uma exuberância maior


















Mesa quadrada

Mesas quadradas além de bonitas e chiques, são confortáveis para os convidados pois ficam todos próximos. Os modelos de 8 lugares melhor ainda. Mas para essa mesa, é necessário que se tenha uma sala quadrada grande pois essa mesa ocupa bastante espaço nos 4 lados.

formato quadrado tem boa aceitação para muitos, talvez pela facilidade de composição no ambiente, é possível encostar uma lateral em uma parede e liberar os outros 3 cantos, isso facilita na organização da casa, possibilidade de encontrar em diversos tamanhos, e que se enquadrem no seu espaço, conferem um visual mais simétrico mais organizado.




Também é interessante para casas pequenas em que moram de duas a quatro pessoas. Uma opção para lares em que pequenas reuniões são feitas é usar duas mesas quadradas no lugar de uma retangular, assim quando necessário dá para juntar ou separá-las.



Mesa retangular

Essas sem dúvida são as mais usuais, as de maior comércio, e as preferidas, pois a maioria tem um tamanho ideal, comporta muito bem 6 pessoas, o que é um bom número para um jantar mais descontraído, talvez por isso que é a preferida. É totalmente adaptável as necessidades do espaço, onde você pode optar por um tamanho menor ou adquirir modelos extensivos para quando precisar de mais espaço.

Mesa retangular, é a mais tradicional. Podem ser pequenas ou grandes. Se encostada um dos lados na parede rende mais espaço. Pode caber cadeiras na lateral e cabeceiras. Mas não é porque é tradicional que precisa ser comum. Existem muitos modelos que modernos ou clássicos que deixam a sala maravilhosa!















Além de escolher o formato ideal, pense agora no tampo e na base da mesa, que podem ser de madeira, metal, mármore ou vidro. Escolha de acordo com a decoração, lembrando que madeira branca ou vidro deixam o ambiente mais leve, enquanto o mármore, além de mais pesado, dá uma sensação de muito luxo e nobreza, e o metal é para mesas mais despojadas.



Se o apartamento ou casa seguir um estilo mais descolado, a mesa de jantar pode seguir a mesma linha, dando unidade à decoração. Mesas de madeira de demolição estão super em alta e, mesmo que custem um pouquinho mais, são certas para durarem por muitos e muitos anos. Tampos de vidro não são muito indicados para quem tem criança pequena. Acabamentos modernos como a pintura em laca também ficam bem bacanas para quem opta por um móvel colorido e que tem mais função decorativa do que funcional.



Tenha em mente de que cadeiras sem braços (poltronas) são as melhores opções para quem não tem espaço a ser desperdiçado. Os braços limitam o movimento das pessoas também. E também já está ultrapassada a ideia de que cadeiras e mesa precisam ser da mesma cor, do mesmo material. Quem quiser um pouco mais de descontração no ambiente pode usar cada cadeira de uma cor, estilos e materiais diferentes, acrílico, madeira, ferro. O que vale é a criatividade!



Agora me diz uma coisa? Enquanto lia o texto você conseguiu identificar qual modelo daria certo na sua casa, não é? Agora é só contar quantas pessoas você costuma receber e ter certeza do espaço disponível, para não ter erro. A partir daí é só garantir a sua mesa e marcar o encontro com as pessoas que mais gosta!

Beijinhos Docinhos.

As imagens neste post não são autorais.

CONVERSATION

Instagram

@lardocecasa