, , , , ,

MDW: Apex fez o design brasileiro brilhar em Milão



Como vocês sabem, a Semana de Design de Milão aconteceu na cidade italiana entre 17 e 22 de abril e, se você leu a matéria sobreo que fazer durante o iSalone, viu que um dos eventos imperdíveis era a mostra Be Brasil, da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O Sentar do Brasileiro. (foto: divulgação)

No Spazio Edit, a Agência deu um destaque incrível para o nosso design, levando 65 designers e empresas brasileiros dos segmentos de mobiliário, design de produto, objetos de decoração, iluminação e rochas ornamentais para exporem lá e, assim, criando um panorama desde o modernismo até os dias atuais. Tudo isso ao som de Bossa Nova.

O Sentar do Brasileiro. (foto: divulgação)

Ao todo foram quatro mostras e exposições. A primeira foi a Mestres Modernos Brasileiros, com curadoria de Lissa Carmona, da ETEL, e peças desde os anos 40. Entre elas, a poltrona Dinamarquesa, de Jorge Zalszupin; a cadeira Bolas de Latão, de Lina Bo Bardi; o banco Marquesa, de Oscar Niemyer; e a mesa Joaquim, de Paulo Werneck.

Mesa Brasileira. (foto: divulgação)

Sergio Rodrigues e a Itália explorou a trajetória do designer, o primeiro a colocar o Brasil no mapa, e sua colaboração com a Itália. Suas criações mais significativas também foram expostas na mostra, organizada em parceria com o Instituto Sérgio Rodrigues, com a Embaixada do Brasil em Roma e com a Lin Brasil.

Nossa Casa. (foto: divulgação)

Do Contemporâneo ao Hoje teve foco em peças específicas do design brasileiro e foi composta por quatro exposições menores: O Sentar do Brasileiro, organizada pelo Projeto Raiz; Mesa Brasileira, com obras de fabricantes como a St. James e de profissionais como o designer Leandro Garcia; Luminárias, com peças assinadas por artistas como Gisela Simas, Simone Oliveira, Geo Luz Cerâmica e Accord; e Nossa Casa, com foco no design brasileiro contemporâneo e na inovação, com peças de designers como Gustavo Martini, Alva Design e Guto Requena.

Espaço Prêmio Casa Vogue. (foto: divulgação)

Destaques de peças vencedoras do Prêmio Casa Vogue e de revestimentos nacionais da Expo Revestir também integraram a mostra Be Brasil.




Confira algumas fotos da minha visita ao Spazio Edit:


Marcelo Rosenbaum.

Jessica Adan e Gaioso, da revista KAZA.

Jeh Adan, Spaço interior e Sharon Filter.

Guto Indio da Costa

Carol Gay.

CONVERSATION

Instagram

@lardocecasa