, , , , ,

Milan Design Week 2018




O que fazer na Semana de Design de Milão fora do iSaloni?

De 17 a 22 de abril, Milão sediará a Semana de Design 2018 (MDW), principal design week do mundo. Por ali, as ruas vão se encher de turistas no mês de abril. De fato, o tradicional iSaloni – Salão do Móvel – é parada obrigatória, mas a melhor parte é se perder nos eventos do Fuori Salone (fora do salão), que vai de Brera até a Tortona. Em paralelo por todos os cantos da cidade, esses eventos apresentam inúmeras exposições, instalações e lançamentos de marcas e designers do mundo todo.

Fiz uma breve seleção dos principais lugares para visitar durante a Semana de Design de Milão. Confira:


Brera

(foto: Brera Design District)

Se existe uma região que traduz o espírito da MDW, é Brera. Você não pode deixar de conferir o famoso bairro vizinho ao Duomo, com várias lojas, galerias, instalações e restaurantes, cheios de charme e criatividade e que fazem um dia de semana qualquer parecer um sábado de sol, com tanta animação e movimentação entre as ruas e vielas.

Endereços imperdíveis

• Pinacoteca di Brera – Via Brera, 28.
• Herman Miller – Corso Garibaldi, 70.
• Magis – Corso Garobaldi, 77.
• Boffi – Via Solferino 11.
• Moroso – Via Pontaccio 8/10.
• Missoni – Viale Elvezia, 77 / Via Solferino, 9.
• Hermés – Via Turati, 24.
• Vitra – Via Palermo, 10.
  
Eventos em Brera

Tram Corallo – Piazza Castello, 2.
Uma reinterpretação dos tradicionais bondes de Milão, o Cinema Corallo de Cristina Celestino circula por Brera. Inspirado pelo tema da jornada, o projeto conta com dois ambientes – o foyer e a sala de cinema. O objetivo é oferecer uma perspectiva cinemática inédita na cidade. Registre-se no site para não correr o risco de perder o evento.

Vitra – La Pelota – Via Palermo, 10.
Um panorama de projetos, produtos e estudos de design feitos pela Vitra, a mostra Typecasting. An Assembly of Iconic, Forgotten and New Vitra Characters exibe o passado, o presente e o future da marca suíça. Robert Stadler assina a curadoria. Com um espaço próprio, o Vitra Design Museum apresenta projetos novos e futuros.

Dedar e Hermés – Via Fiori Chiari, 18.
A produtora de tecidos Dedar lança coleções de tecidos de decoração, ornamentos e papel de parede. Outra novidade é a nova coleção Hermès Homefabrics, assinada pela grife francesa.
  
Panasonic – Pinacoteca di Brera (Via Brera, 28)
Celebrando os 100 anos de existência da Panasonic, a Panasonic Design criou uma instalação e organizou uma série de discussões sobre o futuro do design. Criada com a mais nova tecnologia de ar condicionado da marca, a instalação Air Inventions funciona como um pavilhão em forma de gota de água.

Eurolampart – Via Solferino,15.
No loft, a Eurolampart montou o Sparkling Vibes, cristais, Swarovski, correntes de bijoux e vidro lapidado se unem à natureza. Com temas florais e animais, o espaço contará com uma viagem por diversos estilos por meio de coleções como Gengibre, Malindi, Cobra, Palma, Rametti, Clarissa e Savana de Lux.
  
La Triennale di Milano – Viale Emilio Alemagna, 6.
Divididos entre os temas da Geografia, Comunicação, Política, Tecnologia e Economia, 180 objetos icônicos do século XX explorarão a história e as estórias do design italiano. Uma análise do design italiano contemporâneo completa a mostra.
  
100 x 100 Achille – Fondazione Achille Castiglioni – Piazza Castello, 27.
Comemorando o aniversário de 100 anos do designer italiano Achille Castiglioni (1918-2002), a Fondazione Achille Castiglioni criou o projeto 100 x 100 Achille. Nele, alguns designers do mundo inteiro foram convidados para uma festa – cada um presente para Castiglioni e cada presente foi enviado com um cartão.

Stranger Pinks – TED Milano – Via G. Randaccio, 5.
Uma parceria entre a Artemest, loja online de design italiano feito a mão, e TED Milano, Stranger Pinks é uma exposição rosa que celebra as mulheres por meio de uma seleção de peças decorativas e de mobiliário. Ao todo, são 45 expositores.


---------------------------------------------------------------------------------------------

Durini

(foto: Cassina)

Conhecida como a Rua do Design, a fama de Durini acabou se espalhando pelas proximidades e fez do endereço um dos principais em Milão. Uma das mais tradicionais, a Cassina abriu seu showroom ali nos anos 1960.

Lojas imperdíveis

• Sawaya & Moroni – Via Manzoni Alessandro, 11.
• Cassina – Via Durini, 16.
• B&B Italia – Via Durini, 14.
• Armani Casa – Corso Venezia, 14.
• Fornasetti – Corso Venezia, 21/A.


---------------------------------------------------------------------------------------------

Tortona

(foto: Mi.Mag)

Conhecida por promover um interessante encontro entre design, inovação e tecnologia. A via Tortona é uma das mais badaladas ruas da Semana de Design de Milão e é parada obrigatória entre os visitantes assíduos da feira.

Rio+Design – SPAZIO EDIT – Via Pietro Maroncelli, 14.
Comemorando seu 10o ano no Fuori Salone, o Rio+Design​ foi convidado pela Apex Brasil para participar da mostra Be Brasil. No panorama Made in Rio, serão 30 criações assinadas por 14 estúdios de design. Durante o evento, Guto Indio da Costa apresenta sua primeira coleção de cadeiras de madeira. Também participam Zanini de Zanine, Carlos Alcantarino, Gisela Simas​, Ricardo Graham, Gustavo Martini​, Fubbá Objetos Inteligentes, Gustavo Bittencourt, Lattoog, Bolei, Velt, ​Gustavo Falcão e Renata Pereira.

Moooi – Via Savona, 56.
Uma das maiores do mundo, a Moooi preparou uma exposição com uma “diversidade eclética”. Nela, a marca apresenta as novidades nos quesitos iluminação e mobiliário, incluindo novas colaborações.
  
Super Studio Più – Via Tortona, 27.
Inspirado na cor millennial pink – rosa millennial –, que bombou super no último ano, o estúdio DesignByGemini assina a instalação The Millennial Pink Room, pensada para ser compartilhada no Instagram. Os profissionais também assinam as peças expostas, tirando inspiração da mídia social.

Nendo – Superstudio Più/SuperDesign Show – Via Tortona, 27.
Em sua exibição solo, a Nendo lança 10 conceitos relacionados ao movimento e produzidos com materiais e tecnologias especiais, em colaboração com fabricantes japoneses. Os processos de produção e criativo da marca também ficarão mais claros, já que modelos e mockups de cada projeto também serão expostos. Entre os lançamentos, os visitantes poderão conferir porta joias, mobiliário, mesas e azulejos.

ENERGY ZONE by Hyundai com IED – Via Tortona, 31.
Para apresentar o novo Hyundai Kona, o primeiro SUV compacto disponível em versão elétrica, e o Kit, um buggy de dunas criado pelos estudantes do IED, a Hyundai convidou Carlo Bernardini para criar uma jornada experiencial. Baseado em seu estudo de fibras óticas, o artista assina uma instalação onde a escuridão e o vazio são dominantes e onde a luz se torna um meio de moldar o espaço.

Miele – Via Tortona, 58.
Luz e som se combinam na exibição Creating New Dimensions, uma experiência em 260 graus realizada pela Miele. A instalação multimídia explora a arte moderna de cozinhar e lança o fogão Miele Dialog, com tecnologia M Chef.


---------------------------------------------------------------------------------------------

Duomo

(foto: Duomo di Milano)

Lasvit – Teatro Gerolamo – Piazza Beccaria.
Lançamentos de iluminação e de vidro da Lasvit serão apresentados no Teatro Geralomo juntamente de uma apresentação burlesca. A nova coleção, chamada Monsters, conta com o trabalho do Estúdio Campana, entre outros designers, e também será exposto durante a MDW.
   
Living Nature –  Piazza del Duomo.

Dentro de um pavilhão de 500 metros quadrados, o escritório Carlo Ratti Associati montou um jardim que permite a coexistência das quatro estações do ano em um mesmo lugar. Para controlar o clima da experiência imersiva, os profissionais usaram um sistema de gerenciamento de energia inovador.


---------------------------------------------------------------------------------------------

Brasil em Milão


Cadeira Bossa, de Jader Almeida para a SOLLOS.

• Brazil S/A – Bianca Maria Palace Hotel – Viale Bianca Maria, 4.
Organizado anualmente em Milão, o Brazil S/A é o maior evento brasileiro de inovação e design. Com o objetivo de promover o relacionamento entre empresas e profissionais brasileiros, a marca apresenta o Brazil S/A OFF. O portfólio de 2018 é integrado por Alex Atala, Adolini & Simonini, Adriana Lohman, Alê Jordão, artistartesão, Branco, Estudiobola, Gábio Galeazzo, Fernando Motta, Fix Design, Gustavo Martini, Henrique Steyer, Inês Schertel, Juliano Guidi, Klay Ferreira, Lourena Genovez, Marcelo Bilac, Parx Arq, Regis Padilha, Renata Meirelles, Rodolpho Gutierrez, Ronald Sasson, Sérgio Mattos e Terinn.
  
APEX – Spazio Edit – Via Maroncelli, 14.
A Bossa Nova será a trilha sonora para quem visitar o espaço da Be Brasil, apresentado pela Apex Brasil. Neste ano 65 artistas brasileiros comporão o mix com peças sustentáveis, diversas e inovadoras desde os anos 1940.
   
• SOLLOS – Palazzo Litta – Corso Magenta, 24.
Na Milan Design Week, SOLLOS e Jader Almeida, que participam juntos da Milan Design Week há cinco anos, apresentarão a mostra Good News From Brazil, integrando a exposição coletiva The Litta Variations, organizado por DAMN ° e MoscaPartners. No Palazzo Litta, o evento contará com peças de Jader que passam a integrar o portfólio internacional da SOLLOS, como a cadeira Bossa, que ganhou uma série limitada com selo holográfico exclusivo para comemorar seus dez anos de criação. Também participarão: Astep, Japão Creative, Leo Di Caprio, Tommaso Nani, Nude Glass ECAL Lausanne, Politécnica de Milão, Limonta e De Castelli. Também no endereço, a tradicional instalação Courtyard of Honor assinada pelo arquiteto britânico Asif Khan, estreante na Semana do Design de Milão.

• Prêmio Casa Vogue – Via Maroncelli, 12.
Finalistas e vencedores do Prêmio Casa Vogue Design, organizado pela revista Casa Vogue, serão expostos durante o Salão do Móvel, no Pavilhão Be Brasil. As 15 peças, reconhecidas em 2017 e 2018, são assinadas por ,ovo, Alva Design, Juliana Vasconcellos e Matheus Barreto, Arthur Casas, Marcelo Rosenbaum, Fetiche Design, Guilherme Wentz, Studio Passalacqua, Gustavo Jansen, Claudia Moreira Salles, e Ana Neute.

Linbrasil – Via Maroncelli, 12.
Um dos maiores designers brasileiros, Sergio Rodrigues (1927-2014) ganhará um espaço especial em Milão. A mostra é composta pelas coleções mais representativas de sua autoria, mas é dedicada às cadeiras Oscar e à poltrona Diz.
  

---------------------------------------------------------------------------------------------

Centrale

(foto: Rail Europe)

Lighthenge – Piazza Gae Aulenti.
Apresentada pela Edison e criada por Stefano Boeri, a instalação Lighthenge é composta por uma projeção de luz e uma trilha sonora. À noite, a plataforma irradia as luzes para o céu a partir do pôr do sol.

• Louis Vuitton – Palazzo Bocconi – Corso Venezia, 48.
Com dez novos objetos, a coleção Objets Nomades foi criada em 2012 pela Louis Vuitton, e sempre foi composta por peças inspiradas em viagens. Neste ano, o Estúdio Campana assina o vaso Tropicalist. Além dos novos, os outros 15 objetos da coleção estarão expostos.

Duravit – Via S. Gregorio, 49/51.
Com foco no banheiro do futuro, a Duravit lança alguns produtos: duas linhas de móveis, novos toaletes para reformas, melhorias para as séries já existentes e um novo segmento de produtos – o sistema de instalação DuraSystem.

The Diner – Via Ferrante Aporti, 11.
São o arquiteto David Rockwell, a agência de criação 2x4 e a revista americana Surface os responsáveis pelo restaurante pop-up The Diner, que comemora os 25 anos da publicação. Ali, quatro ambientes representam as quatro regiões do país e celebram o design norte-americano: Roadside Diner, East Coast Luncheonette, Midwest Diner e West Coast Diner.

• Caesarstone – Corso di Porta Romana, 10.
A produtora de quartzo Caesarstone preparou uma colaboração com o escritório Snarkitecture como parte do Designer Programme da marca. Profissionais como Tom Dixon, Raw Edges e Nendo já participaram. Neste ano, a protagonista é a ilha da cozinha, com foco especial na água.


---------------------------------------------------------------------------------------------

Outros espaços

(foto: Fondazione Prada)

Paola Lenti – Via Orobia, 15.
A designer italiana lança suas novas coleções de mobiliário, tecidos e materiais para interior e exterior. Seguindo as pesquisas de Paola, as novas peças foram criadas por meio de uma troca entre estética e experiências tecnológicas e respeitam o meio ambiente e a natureza.
   
• Fondazione Prada – Largo Isarco, 2.
Assinada pelo escritório OMA, de Rem Koolhaas, a Fundação Prada combina sete prédios existentes de uma destilaria dos anos 1910 com três novos prédios – Podim, Cinema e Torre. O último deles, com nove andares (seis são espaços para exposições), ainda não inaugurado e vai abrir ao público durante a Milan Design Week.
  
• Spazio Rossana Orlandi – Via Matteo Bandello, 14/16.
Na agenda do espaço, um dos destaques são as peças que o designer Ini Archibong assina para a Sé London, apresentadas pela primeira vez. Outro é uma mostra apresentada pelo Goodle em parceria com a designer Kiki Van Eijk, que conta com a trend hunter holandesa Li Edelkoort à frente da curadoria.



---------------------------------------------------------------------------------------------


Estas são algumas das minhas sugestões. Para saber mais, eu indico o super Guia de CASA CLAUDIA, que você pode baixar neste link, salvar no celular e/ou tablet, ou imprimir.
  
Haverá muito para ver e fazer durante esta Semana de Design – afinal, são mais de 1000 eventos em 6 dias e todos os olhos do mundo estão em Milão!

Abaixo, separei os convites para alguns dos principais eventos:











CONVERSATION

Instagram

@lardocecasa