, , , ,

Um pouco + de Jader Almeida




Hoje vamos falar do maior nome do Design Brasileiro na atualidade, Jader Almeida

O catarinense se envolveu cedo com a indústria de mobiliário, trabalhando com o processo produtivo com apenas 16 anos. Desde 2004 assina suas próprias peças, tendo a SOLLOS como sua principal marca parceira (onde comanda a direção criativa), e atualmente faz parte da equipe de designers da marca alemã ClassiCon. Quer mais?





Sua trajetória se deu de uma forma tão leve que hoje, aos 36 anos, Jader já assinou linhas para grandes marcas e conquistou prêmios nacionais e internacionais mais cobiçados do mercado, o que nos enche de orgulho. Vamos conferir alguns deles?

• Prêmio Museu da Casa Brasileira (2008, 2009, 2011, 2012, 2014 e 2015);
• Prêmio Design MCB (2017);
• IF Product Design Award (2010, 2011, 2013, 2014, 2016, 2017 e 2018);
• Good Design Award (2011, 2013, 2015, 2016 e 2018);
• Red Dot Product Design Award (2012 e 2017); e
 • Prêmio CASA CLAUDIA (2017, homenagem).
Poltrona Celine que ganhou o IF DESIGN AWARDS 2018 . (foto: Dpot)



Jader recebendo o troféu do Prêmio CASA CLAUDIA de 2017. (foto: Rafael Renzo)
  
“Busco a racionalidade, a geometria simples, em formas puras com estética atemporal. Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para a frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã”, conta o designer, que é formado em arquitetura e também atua em projetos da área.

Em um bate papo descontraído, Jader me contou que o design está além da forma do produto: ele está presente desde da escolha dos materiais, como por exemplo o tipo de cola, como a forma de produção do produto, seu transporte e a preocupação com a durabilidade. Acho que isso resume muito bem a sua personalidade – ele é perfeccionista, minimalista, preciso e gênio!

Alguns produtos ícones de assinados por Jader Almeida



No mês passado, pude ver de perto o resultado desse trabalho no Showhouse, uma mostra exclusiva da SOLLOS com o Jader, que acontece a cada dois anos em São Paulo.

Neste ano, a mostra aconteceu de 15 de março a 8 de abril e apresentou 37 novos produtos distribuídos em 23 ambientes pensados por ele, que também assina o projeto de arquitetura e curadoria. O evento lançou também um conceito de coleção orientado por demanda, com as peças classificadas em três categorias:

•Ícones, produtos que trazem a sua identidade forte;
•Projeto, produtos customizáveis;
•Luz, produtos para iluminação.

Showhouse SOLLOS + Jader Almeida


Logo mais vou encontrar Jader em Milão, na Milan Design Week. Ele participa da Semana de Design há cinco anos junto com a SOLLOS e, para 2018, apresentará a mostra Good News From Brazil, integrando a exposição coletiva The Litta Variations, organizado por DAMN ° e MoscaPartners. Ansiosa para conferir tudo e mostrar para vocês! 

CONVITE 
No Palazzo Litta, o evento contará com peças de Jader que passam a integrar o portfólio internacional da SOLLOS, como a cadeira Bossa, que ganhou uma série limitada com selo holográfico exclusivo para comemorar seus dez anos de criação.



Cadeira Bossa completou 10 anos em 2017. (foto: SOLLOS)




Que orgulho e que honra poder conhecer de perto esse gênio e poder compartilhar com vocês.


Beijos da Gi.

CONVERSATION

Instagram

@lardocecasa