, , , , , , ,

Tendência: Hydroponic Garden

(foto: Bakker)

Você já ouviu falar de hidroponia? É como se chama o processo de cultivar plantas sem solo. Parece estranho, mas, seguindo essa técnica, encontramos cada vez mais fotos de ervas e flores 'plantadas' vasos com água, deixando as raízes expostas. E por que não apostar nessa tendência? Ela é simples, ideal para quem sempre mata as plantinhas, se dá bem com os pets e precisa de pouca manutenção. E ainda fica linda!
Abaixo, compilamos algumas dicas e fotos para você aprender a técnica e se inspirar. Confira:

(foto: Terrain)

1. Escolha a erva ou flor favorita
Nem todas as plantas vão se dar bem com essa técnica, mas as ervas, por exemplo, crescem bem rápido na água. Veja algumas espécies que você pode usar:
Ervas: menta, orégano, manjericão, alecrim, lavanda e sálvia.
Flores/Plantas: hera inglesa, filodendro/imbé, cóleus, ficus-lira, begônia, gerâneo, clorofito, planta-jade, lírio‑da‑paz, tradescantia, veludo roxo, e impatiens/não-me-toques.

(foto: My Domaine)

2. Como fazer
Depois de escolher a sua erva, planta ou flor favorita, corte um ramo abaixo da folha, em um ponto conhecido como o nó da folha, que é onde fica a maior parte dos hormônios de crescimento. Coloque em um vaso com água e espere - geralmente, os sinais de crescimento de raiz aparecem depois de duas semanas.

(foto: Terrain)

3. O tipo certo de água
Sem a presença do solo, as ervas, flores e plantas tirarão os nutrientes que precisam da água. Por isso, não use água de torneira, e sim garrafas de água de nascente ou de poço, que possuem mais minerais.

(foto: Bakker)

4. O vaso ideal
Prefira vasos de vidro transparentes (para que haja acesso aos raios de sol) que tenham formato de garrafa ou que sejam redondos, mas que dêem o suporte que as plantas precisam.

(foto: Blog Skonahem)

5. Manutenção
Como as plantas tiram os nutrientes da água e têm acesso ao sol, a única manutenção que você deve fazer é verificar o nível da água. Quando precisar repor (geralmente uma vez ao mês), use água filtrada. Além disso, pode ser que seja necessário trocar a água e aparar as raízes, mas isso só deve acontecer uma vez por ano.

(foto: Kickcan & Conkers)

(foto: Nogc Minh Ngo/Martha Stewart)


Fontes: My Domaine, The Joy of Plants e Apartment Therapy.






CONVERSATION

Instagram

@lardocecasa