,

LarDoceViagem - Cunha/SP





 Feriado de 4 dias e dessa vez nosso destino foi a cidade de Cunha no estado de São Paulo. Nossa primeira ideia, queríamos ares de campo, cafezinho de fazenda, cheiro de mato... Pesquisando na internet achei tudo isso e muito mais em Cunha... Então, vem turistar comigo, que te conto como foi e o que recomendo!



Cunha está localizada na famosa estrada Real, na SP-171 45km entre Guaratinguetá e Paraty, fica 235km de São Paulo e 300km do Rio de Janeiro, está a 1.100m de altitude, tem clima de montanha, é uma cidade turística com várias pousadinhas charmosas com ótima infraestrutura, uma gastronomia variada de cozinhas de fogão à lenha à cozinha internacional, dando sempre prioridade aos produtos da região como shitake, truta, pinhão e cordeiro.


Trecho da Estrada Real Guaratinguetá - Paraty






Monumento da Estrada Real



Por ser uma região de natureza privilegiada lá você também encontra o turismo rural e ecológico e os inúmeros ateliês de cerâmicas. Um roteiro maravilhoso para fazer à dois, em grupo ou em família.




O primeiro passo foi escolher a pousada, neste site aqui tem algumas opções, nossa escolha foi a deliciosa Pousada Dona Felicidade, um lugar simples do jeito que a gente queria, e o melhor de tudo foi o acolhimento dos anfitriões Lú, Almiro e o seu filho Murilo, que fazem a gente se sentir em casa.






Ficamos hospedados na suíte do chalé Beija-Flor, os chalés ficam bem distantes do restaurante fazendo com que seus hospedes tenham que andar e apreciar as dependências da pousada com paisagens, lagos, fazendinha, redários e os caminhos floridos e super bem cuidados do jardim do Seu Almiro.





 Uma verdadeira delícia de caminhada, tudo para chegar ao restaurante e se deliciar com o café típico de fazenda, com leites e queijos de vaca e cabra, bolos, e o melhor pão na chapa, feito no fogão à lenha. Sem falar da hora do almoço com um cardápio variado de comida caipira deliciosa servida também no fogão à lenha.


Pão na chapa no fogão à lenha e o famoso chá de erva cidreira.


Vista do Café

E não posso deixar de falar do Doce Maravilha de Leite, o melhor que já comi na vida... Não estou exagerando não... Aliás estou desejando ele neste exato momento, acho que sou capaz de voltar lá só por causa desse doce de leite.... Rsss.






Cunha tem uma infinidade de programas turísticos, não conseguimos fazer nem a metade, mas o que fizemos já foi o suficiente para amar a cidade e querer voltar.


O turismo se faz principalmente na estrada Real de Cunha para Paraty do 50km ao 66km... São praticamente 15km de lazer, com pousadas, restaurantes, cachoeiras, e muitos mais, por isso recomendo ir de carro, pois as atrações são bem distantes. Fora desse eixo também encontramos muitas atrações, inclusive no centro da cidade. O importante é estar de carro e não ter preguiça de se locomover, Nós percorremos em torno de 200km em 3 dias, entre asfalto e estradas de terra, que é super comum por lá.




Nossa 1ª parada foi a cervejaria artesanal WolkenburG, que significa "castelo nas nuvens", o acesso é no 66km + 2km de estrada de terra até a porteira e mais 800mts de subida numa estradinha sinistra e linda no meio de uma plantação de eucalipto, um lugar lindo demais.



Chegamos lá e fomos recepcionados por uma família alemã muito legal, além de aprender o processo de fabricação também fizemos a degustação dos 4 tipos de cerveja que eles fabricam e lógico garantimos as nossas para degustar em casa.
As degustações são gratuitas e só são feitas nos fins de semana e feriados das 11h às 17h. As cervejas de 600ml custam R$16,00. Aceita cartões de crédito/débito.




Estrada de terra para a Wolkenburg, LINDA!



Próxima parada foi assistir o por do sol no "O Contemplario", uma linda plantação de lavandas, me senti naqueles campos de lavandas da França, incrível, uma experiência única! Lá você também encontra uma lojinha com vários produtos feitos com lavandas, sabonetes, óleos, essências e muito mais.


Lavandas

Por do Sol


O Contemplario


Outro lugar sensacional no 56km é a Fazenda Aracatu, parada obrigatória para um café, um biscoitinho, doces caseiro, queijos... Hum... Sem falar dos sorvetes cremosos feito com leite de vaca Jersey produzido artesanalmente na fazenda. Um lugar incrível, cheio de história com um acervo maravilhoso de antiguidades, vale super a visita! Voltamos lá umas 3x.



Ambiente super gostoso na fazenda Aracatu.


Fazenda Aracatu.

Fazenda Aracatu




Outro passeio maravilhoso é a subida na "Pedra da Macela" com mais de 1800mts de altitude dá para ver Angra dos Reis e Paraty lá de cima, além da vista incrível para a serra do mar... O porém está no caminho para chegar lá... São 2km de caminhada intensa, em forma de subida íngreme, vou confessar que não é fácil, mas vale super a pena.



Na altura das nuvens.


Vista incrível, vale muito a pena essa subida.



Angra dos Reis





Além de concentrar a maior frota de fusca do Brasil, Cunha tambem é conhecida por um sofisticado artesanato: a cerâmica de alta temperatura trazida do Japão, os ateliês, abrem fornadas ao público e eu estive lá para conhecer de perto essa arte.

Segundo o Wikipedia, Cunha é um dos mais importantes centros de cerâmica artística da América Latina, com mais de 40 ateliês na região para se visitar. Cada um com sua característica, tive a oportunidade de conhecer parte deles e ja estou com vontade de voltar.



No centro de artesanado a cerâmicas do Anderson Canhadas (Gralha Azul)


Abertura da fornada na Oficina de Cerâmica.



Forno aberto pelos artesãos Augusto e Leí Galvão.



Outro ponto que vale a pena a visita são os restaurantes, pois a gastronomia é farta em Cunha, vou colocar aqui algumas das opções que frequentamos,


 + Pousada Dona Felicidade
Cardápio variado de comida caipira servida no fogão à lenha, uma espécie de parada obrigatória para almoçar!

Estrada Cunha/Paraty - km 50,5 entra para a estrada da Catióca km1   www.pousadadonafelicidade.com.br

(Fonte: cunhaonline.com.br)



+ Drão - Bistrô com um menu incrível, atendimento impecável, música boa e ambiente super agradável, recomendo principalmente  para jantar!

Rua - Alameda Lavapes, 560 Vila Rica

www.draocunha.com.br


Ambiente aconchegante





+ Bar da Vila - Restaurante Alemão, ambiente agradável e bonito, ficamos no mezanino. pedimos bolinho de carne de entrada e é muito bom... também comemos um hamburger divino!!!

Endereço: R. Alcídes Nogueira, 288
(Fonte: cunhaonline.com.br)






+ Casa da Serra (Restaurante do Gentil) - O cardapio é estilo "prato do dia", com umas 4 opções, entre massa fresca, truta, costelinha entre outros, Comida de primeira  e o chef Gentil faz jus ao seu nome!
Estrada Cunha/Paraty - km 60



Caipirinha de Limão Cravo do Gentil







+ Antigo Caminho do Ouro - Está aberto de terça a domingo! Maravilhoso, atendimento cordial, comida perfeita, bem servida! Uma paisagem sem igual com multi tons de verde em seus vales! Risotos saborosos! Vale a pena conferir!
Estrada Cunha/Paraty - km 64



Vista para o jardim



O Portal Cunha disponibiliza alguns roteiros que ajudam bastante para quem vai a 1ª vez.


  • Roteiro das Cachoeiras (AQUI)
  • Roteiro dos Ateliês de Cerâmicas da Vila  (AQUI)
  • Roteiro da Pedra ma Macela (AQUI)



Resumindo, fomos para Cunha em busca de ares do campo e sem muitas expectativas, e realmente foi surpreendente, cada canto, cada sabor e cada cheiro ficou na lembrança com sensação de quero mais.


Espero que gostem e visitem Cunha!


Beijinhos Docinhos.


Para maiores detalhes de acessem os  sites
www.cunhaonline.com.br/
www.portaldecunha.com.br/

CONVERSATION

Instagram

@lardocecasa